04 novembro, 2007

Irreversível




O tempo destrói tudoeste é o mote em que se alicerça este brutal mas sem dúvida genial filme de Gaspar Noé. Um filme que se alimenta da efemeridade da existência humana perante um destino esmagadoramente imutável, que transforma os simples em vítimas e em homens cruéis e sedentos de vingança.

Embora date de 2002, Irreversível lançou polémica sobretudo devido a uma cena que envolve a italiana Mónica Bellucci, em que a sua personagem é violada, durante cerca de dez minutos. Mas tal como acontece com todos os anteriores filmes de Noé, a brutalidade e o choque sucedem-se para evidenciar a volatilidade do comportamento humano e a sua natureza. Irreversível é frequentemente atacado (ainda hoje) devido à exposição (supostamente excessiva) de uma violência extremamente brutal, mas que funciona sobretudo, não para chocar necessariamente (mesmo sendo inevitável que esse choque surja), mas como efeito de narrativa, como um costurar de uma história que é desvelada do fim até ao início.
Pressupõe-se que o objectivo de Noé é acima de tudo acordar o espectador do sono em que vive e despejá-lo num novelo de acções que cabe a ele sequenciar. Sobretudo, mais não é que fazer-nos olhar para todas as coisas que nos rodeiam de uma outra perspectiva. Das milhentas de outras perspectivas por que podemos ver o mundo. E isso, mesmo que seja cru, mesmo que seja brutal e doloroso, é sempre bom…



Notas: Garpard Noé conquistou a fama que o precede devido à curta-metragem “Carne” (1991) e à sua primeira longa-metragem “Seul Contre Tous” (1998).Os três filmes possuem um elo em comum, o “herói” dos primeiros filmes de Noé, Chevalier, um talhante que vende carne de cavalo (um trocadilho fantástico), interpretado por Philippe Nahon, e que é obcecado pela filha menor autista. Irreversível mais não é que a sequela destes filmes, já que no início da acção, Chevalier surge relatando factos dos filmes anteriores, enquanto se queixa do barulho do clube gay que dá início à acção.


Título original: Irreversible, França, 2002
Realização: Gaspar Noé.
Com: Vincent Cassel, Monica Bellucci, Albert Dupontel, entre outros



Trailer: Aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário