Continuo a rever as obras de Bosch, conhecido por muitos por El Bosco.
Esta obra ganhou a minha atenção, sobretudo pela invulgaridade da composição. El Bosco foi o pintor que melhor conseguiu transportar para a tela o imaginário e a consciência do homem medieval. Parece-me, muitas vezes, estar a ler a Divina Comédia de Dante.
Mas adiante. Alguns peritos consideram que as cenas dos cantos representam as Últimas Quatro Coisas: a Morte (canto superior esquerdo), o Último Julgamento (canto superior direito), o Inferno (canto inferior esquerdo) e, por fim, o Paraíso. Aprofundando um pouco mais a investigação, agora em relação às imagenas centrais, podemos ver ao centro Cristo Ressucitado, e, como de um espelho se tratasse, vemos em seu redor os Sete Pecados Mortais:
Raiva/Violência - uma mulher detém o esposo bêbedo e irado.
Orgulho/Vaidade - uma mulher mira-se ao espelho, segurado por um demónio que se faz passar por servo.
Luxúria - um homem e uma mulher flirtam, enquanto comem e bebem ao mesmo tempo. A completar a cena está um bobo, que os entretém.
Preguiça - um homem descansa frente à lareira, enquanto uma freira lhe relembra o seu dever religioso.
Gula - um homem gordo e o seu gordo filho comem, enquanto um homem magro bebe.
Ganância/Avareza- um juiz corrupto aceita um suborno.
Inveja - um burguês fita um nobre rico, invejando o seu estilo de vida.
"Pecado mortal, sabe bem e faz mal"
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